A Associação Nacional de Restaurantes dos Estados Unidos enviou uma carta ao governo de Donald Trump nesta sexta-feira (1º), solicitando a exclusão de carne e café das novas tarifas impostas pelo país. A entidade argumenta que essas tarifas encarecerão produtos essenciais e afetarão os consumidores norte-americanos. Segundo a associação, o aumento nos custos pode impactar diretamente o preço de itens populares em restaurantes, como hambúrgueres e bebidas.
Na carta, a presidente e CEO da Associação, Michelle Korsmo, destacou que os restaurantes já enfrentam dificuldades devido ao aumento de quase 5% nos custos de alimentos no atacado desde o ano passado. A imposição de tarifas adicionais, segundo ela, pode forçar os estabelecimentos a repassar os custos aos consumidores, resultando em uma possível diminuição na frequência de jantares fora de casa.
A associação também enfatizou a importância dos produtos brasileiros e europeus para a cadeia de suprimentos dos restaurantes, ressaltando que muitos alimentos essenciais não podem ser cultivados nos EUA durante todo o ano. A entidade pediu ao governo que busque acordos comerciais que não afetem negativamente o setor, uma vez que alimentos e bebidas não são os principais responsáveis pelo desequilíbrio da balança comercial dos EUA, conforme alegado por Trump.