O deputado federal e relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), declarou que todos os ex-presidentes devem ser convocados para prestar depoimentos na comissão. A afirmação surgiu em resposta a um pedido para convocar o ex-presidente Jair Bolsonaro, com Gaspar enfatizando que, se houver consenso entre os membros, não haveria problema em chamar também Dilma Rousseff, Michel Temer e Luiz Inácio Lula da Silva.
Gaspar ressaltou a necessidade de manter a equidade no processo investigativo, afirmando que “se vai chamar um ex-presidente, vamos chamar a todos”. A CPMI foi instaurada para investigar possíveis irregularidades e fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), buscando esclarecer questões relacionadas à gestão da autarquia ao longo de diferentes administrações.
A comissão examinará as gestões do INSS e do Ministério da Previdência desde o governo Dilma até as administrações mais recentes. O objetivo é identificar a origem das fraudes e determinar as responsabilidades de servidores públicos e políticos. A investigação também avaliará o conhecimento e a eventual omissão dos gestores que ocuparam posições de liderança no órgão durante o período analisado.