O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, convocou o embaixador russo nesta quinta-feira (28) após uma ofensiva da Rússia em Kiev que deixou pelo menos 18 mortos. Os ataques, que ocorreram durante a noite, danificaram prédios significativos, incluindo um centro cultural britânico e a delegação da União Europeia na capital ucraniana. Lammy expressou sua indignação nas redes sociais, afirmando que “a matança e a destruição devem parar”.
As autoridades ucranianas relataram que os bombardeios feriram pelo menos 38 pessoas e afetaram sete distritos da cidade. Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Rússia declarou que seus ataques tinham como alvo instalações militares e bases aéreas. Apesar das alegações russas de que não visam civis, a realidade dos últimos meses mostra um número crescente de vítimas entre a população civil em áreas densamente povoadas.
A convocação do embaixador russo pelo Reino Unido representa um aumento nas tensões diplomáticas entre os dois países, à medida que a guerra na Ucrânia continua a se intensificar. A comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos, com apelos crescentes para que a violência cesse e as negociações de paz sejam retomadas.