O piloto brasileiro Rafael Câmara, de 20 anos, está cada vez mais próximo de conquistar o título da Fórmula 3, uma das principais categorias de acesso à Fórmula 1. Neste final de semana, ele compete na penúltima etapa da temporada, o GP da Hungria, realizado no circuito de Hungaroring, em Budapeste.
Na corrida sprint realizada na madrugada deste sábado, Câmara largou em 12º lugar e, após realizar boas ultrapassagens, terminou em 8º, somando três pontos ao seu total. Para a corrida principal, marcada para este domingo às 3h30 (horário de Brasília), o piloto da equipe Trident garantiu a pole position, aumentando suas chances de vitória.
Com o resultado da corrida sprint, Câmara alcançou 129 pontos na tabela de classificação, abrindo uma vantagem de 31 pontos sobre o segundo colocado, o búlgaro Nikola Tsolov, que terminou a prova em 17º lugar. Os principais concorrentes de Câmara, Tsolov e Tramnitz, que possui 93 pontos, não pontuaram na corrida, o que favoreceu ainda mais o brasileiro.
Para garantir o título antecipado da Fórmula 3, Câmara precisa abrir uma vantagem de 40 pontos após a etapa da Hungria. Caso não consiga a conquista neste fim de semana, ele ainda terá uma última oportunidade na etapa final, que ocorrerá em Monza, na Itália, no dia 7 de setembro. Até o momento, o piloto acumula três vitórias, quatro pódios e seis corridas entre os cinco primeiros colocados na competição.