A queima controlada está suspensa em todo o Mato Grosso do Sul a partir de hoje, 1º de agosto, e permanecerá assim até 30 de novembro de 2025, conforme resolução publicada no Diário Oficial do Estado. A decisão foi anunciada pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, em resposta à intensificação da estiagem, especialmente no norte do estado.
A prática da queima controlada, comum na agropecuária para eliminar vegetação seca e prevenir incêndios, foi suspensa devido às previsões climáticas que indicam um segundo semestre ainda mais seco e quente, com chuvas abaixo da média. Verruck destacou que, apesar da redução de 54,2% nos focos de incêndio em comparação ao ano anterior, o risco de seca permanece elevado em várias regiões do estado.
O Pantanal, por sua vez, registrou uma queda de 97,9% na área queimada, enquanto no Cerrado a redução foi de 50,6%. Esses resultados são atribuídos ao trabalho conjunto entre órgãos públicos e o setor produtivo. Especialistas alertam que o Pantanal enfrenta anualmente os períodos da água e do fogo, e para 2025, a expectativa é de que os incêndios ocorram entre agosto e setembro, como é habitual.