Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus sincicial respiratório e influenza A estão em queda no Brasil, conforme o boletim semanal InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado em 21 de agosto de 2025. O Amazonas se destaca como o único estado que apresenta aumento nas notificações entre crianças de até 2 anos, com um total de 159.663 casos notificados neste ano, dos quais 53,4% foram associados a vírus respiratórios.
Além da queda nos casos de SRAG, o estudo aponta uma tendência preocupante: o aumento no número de casos de rinovírus entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Sul. Também foi observado um leve crescimento nos casos de Covid-19 entre idosos, especialmente no Amazonas e na Paraíba, com o Ceará e o Rio de Janeiro seguindo a mesma tendência. A Fiocruz reforça a necessidade de manter a vacinação em dia, especialmente para idosos e imunocomprometidos.
Diante desse cenário, a orientação é que crianças e adolescentes com sintomas gripais permaneçam em casa para evitar a transmissão do vírus. Caso não seja possível, recomenda-se o uso de máscaras. A situação ressalta a importância da vigilância contínua e da vacinação para controlar a disseminação de doenças respiratórias no país.