Quatro homens foram presos neste sábado (2) em Vilhena, Rondônia, após assaltarem uma agência bancária em Brasnorte, Mato Grosso, na quinta-feira (31). O crime, que ocorreu a 580 km de Cuiabá, foi realizado com armamento pesado, incluindo fuzis, e resultou na rendição de funcionários e clientes da instituição financeira.
Os assaltantes conseguiram acessar o cofre e os caixas eletrônicos, fugindo em uma caminhonete com dois reféns, que foram liberados a cerca de 10 km do local do crime, às margens da MT-170. A Polícia Civil informou que, além dos quatro assaltantes, outras duas pessoas foram detidas por fornecer apoio logístico durante a ação criminosa.
A operação de captura dos criminosos envolveu mais de 100 policiais civis e militares, com o suporte do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A modalidade do assalto, conhecida como 'Novo Cangaço', é caracterizada por ações violentas de grupos armados que atacam pequenas cidades, fazendo referência ao histórico bando de Lampião nos anos 1930.
Brasnorte, onde ocorreu o assalto, tem uma população estimada de 17,4 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2024.