O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontrou nesta quarta-feira, 6, em Moscou, com o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff. A reunião ocorre dias antes do prazo estabelecido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que exige um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia até sexta-feira, 8. Caso não haja um cessar-fogo, Trump anunciou a imposição de sanções econômicas que podem afetar também países que importam petróleo russo.
O Kremlin não divulgou detalhes sobre o conteúdo da conversa. Witkoff, que estava acompanhado por Kirill Dmitriev, enviado de Putin para investimentos e cooperação econômica, visitou o Parque Zaryadye antes da reunião, conforme imagens veiculadas pela agência Tass.
Dmitriev tem sido uma figura chave nas negociações, participando de três rodadas de conversações diretas entre Rússia e Ucrânia em Istambul, além de diálogos com autoridades americanas. No entanto, as tentativas de resolver o conflito, que já dura três anos desde a invasão russa, não avançaram.
Enquanto as negociações ocorrem, a situação na Ucrânia se agrava. Na noite de terça para quarta-feira, forças russas atacaram um centro recreativo na região de Zaporizhzhia, resultando na morte de duas pessoas e ferimentos em 12, incluindo duas crianças, conforme relatado pelo governador local, Ivan Fedorov.