O novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, afirmou neste domingo (3 de agosto de 2025) que a sigla deve desenvolver um plano para a exploração da Margem Equatorial e das terras raras, destacando que essas riquezas pertencem ao povo brasileiro. Durante seu discurso, Edinho enfatizou a importância de criar um fundo com os recursos da costa equatorial para financiar iniciativas de reflorestamento na Amazônia.
A Petrobras está em processo de viabilização da exploração de petróleo na costa norte do Brasil, abrangendo os estados do Amapá e Rio Grande do Norte, em parceria com o Ibama. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apoiam essa exploração, que, segundo Edinho, pode ajudar a combater a fome e a miséria no país, promovendo igualdade social.
Além disso, Edinho Silva destacou a necessidade de um plano para a exploração de terras raras, elementos químicos essenciais para indústrias de alta tecnologia. Ele mencionou que a disputa por esses recursos é um dos fatores que geram tensão nas relações diplomáticas do Brasil, especialmente em relação aos Estados Unidos, que buscam garantir acesso a esses materiais estratégicos. O presidente do PT reiterou que as terras raras são uma riqueza que deve beneficiar as futuras gerações brasileiras.