O Partido dos Trabalhadores (PT) fez uma severa crítica ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após suas declarações sobre a disposição de dialogar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre tarifas. Em discurso realizado no último domingo, 3 de agosto de 2025, o novo presidente nacional do PT, Edinho Silva, não hesitou em rotular Trump como 'o maior líder fascista do século 21'.
Edinho Silva destacou a postura de Trump em relação aos imigrantes e suas políticas, afirmando que o presidente americano promove um tratamento desumano e violento. Ele fez referência a declarações anteriores de Lula, que em 2024 já havia criticado o discurso de ódio e as mentiras propagadas por Trump, expressando apoio à sua adversária, Kamala Harris, nas eleições daquele ano.
Durante seu discurso, Edinho também abordou a questão das mudanças climáticas, rebatendo as opiniões de Trump sobre a urgência climática. O presidente do PT enfatizou a necessidade de uma postura contrária ao que considera um modelo de produção destrutivo, afirmando que a esquerda deve reconhecer a emergência climática e se opor a políticas que desconsiderem a preservação ambiental.