Um projeto de robótica tem proporcionado momentos de alegria e aprendizado para 100 crianças em tratamento no Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro. A iniciativa, que visa aproximar os jovens pacientes da tecnologia, surgiu há dois anos a partir de uma experiência recreativa realizada por Vinicius Mendonça, professor e voluntário do instituto. Desde então, as aulas têm se tornado uma fonte de leveza em meio à rotina desafiadora enfrentada pelas crianças.
Vinicius Mendonça relatou ao RJ1 que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, os alunos conseguem esquecer momentaneamente suas dores durante as atividades. O pequeno Arthur, que sonha em ser jogador de futebol e enfrenta um sarcoma ósseo, expressou sua empolgação com os experimentos, afirmando que parecia "bruxaria". Sua mãe, Thamara de Carvalho, destacou a importância do contato com a tecnologia, que traz esperança para o futuro do filho, que precisará amputar a perna direita.
Outra aluna, Kamily, também se mostrou entusiasmada com as aulas, revelando seu desejo de continuar dançando mesmo após a amputação. Ela compartilhou sua pesquisa sobre bailarinas amputadas que utilizam próteses e dançam, demonstrando determinação em seguir seu sonho. Embora a prótese ainda não tenha chegado, Kamily já está se movimentando e dançando, mostrando que a esperança e a tecnologia podem andar juntas na superação de desafios.
O projeto de robótica não apenas ensina habilidades técnicas, mas também oferece um espaço de acolhimento e inspiração para as crianças, reafirmando a importância da tecnologia na vida de jovens em tratamento contra o câncer.