As operações de resgate dos cinco trabalhadores desaparecidos na mina de cobre El Teniente, no Chile, avançaram neste sábado, 2 de abril de 2025, após um desabamento causado por um terremoto. A estatal Codelco, responsável pela mina, informou que as equipes de resgate conseguiram abrir quatro dos 20 metros necessários para alcançar os mineiros presos. Além dos cinco desaparecidos, um trabalhador foi confirmado como morto e outros nove ficaram feridos durante o incidente.
O terremoto, de magnitude 5, ocorreu na quinta-feira, 31 de março, às 17h30 (horário local), na nova unidade Andesita da mina, situada em Machalí, perto de Rancagua. O presidente-executivo da Codelco, Ruben Alvarado, destacou que ainda não houve contato com os trabalhadores desaparecidos, mas as equipes continuam trabalhando incansavelmente para acessar a área afetada.
A mina El Teniente é reconhecida como a maior mina subterrânea de cobre do mundo e o Chile se destaca como o maior produtor global desse metal, que é fundamental para diversas aplicações, incluindo fiação elétrica e geração de energia renovável.