O programa Carro Sustentável, lançado pelo governo federal em agosto, resultou em um aumento de 16,7% nas vendas de veículos beneficiados pela medida, conforme anunciado nesta quinta-feira, 7, por Igor Calvet, presidente da Anfavea, a associação que representa as montadoras no Brasil. O programa oferece isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros compactos de entrada, como o Kwid da Renault e o Mobi da Fiat.
Durante uma coletiva de imprensa sobre os dados do setor automotivo referentes a julho, Calvet ressaltou a importância desse crescimento, especialmente no segmento de veículos leves. Ele destacou que, embora o programa tenha gerado um aumento imediato nas vendas, os efeitos positivos devem se diluir ao longo do tempo, sem provocar uma explosão nas vendas.
Calvet também mencionou que, no primeiro final de semana após o lançamento do programa, as concessionárias relataram um aumento de 15% no movimento. Em julho, as vendas de veículos cresceram 0,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior e 14,2% em comparação a junho. Além disso, o presidente da Anfavea observou que o crescimento foi favorecido por um efeito calendário, já que julho deste ano teve três dias úteis a mais do que em 2024.