O programa Carro Sustentável, lançado pelo governo federal há menos de um mês, resultou em um aumento de 13% nas vendas de veículos 1.0 em julho, em comparação a junho, e de 11,35% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo presidente da Fenabrave, Arcélio Alceu dos Santos Junior, durante visita a concessionárias em Brasília no último sábado (2 de agosto de 2025), onde esteve acompanhado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Alckmin destacou o sucesso do programa, que inclui a isenção do IPI para carros leves e econômicos, afirmando que a medida, aliada a descontos oferecidos pelas montadoras, está gerando emprego e renda para a população. O programa visa incentivar a venda de veículos que atendem a critérios de eficiência energética e segurança, além de promover a reciclabilidade.
Com a redução do IPI, os preços dos veículos de entrada caíram significativamente, em alguns casos até R$ 13.000. Durante a visita, uma concessionária da Fiat relatou que as vendas em julho quase dobraram em relação ao mês anterior, com o modelo Argo passando de 40 para 76 unidades vendidas e o Mobi de 25 para 40.
Alckmin também visitou concessionárias da Renault e da Chevrolet, e já havia percorrido revendedoras da Volks e da Hyundai nas semanas anteriores, reforçando o compromisso do governo em estimular o setor automotivo brasileiro.