O professor Electo Eduardo Silva Lora, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi reconhecido como um dos cientistas mais influentes do mundo, segundo um ranking elaborado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A lista considera o impacto acadêmico e o número de citações em publicações científicas, com Electo acumulando mais de 7 mil citações na base Scopus e mais de 13 mil no Scientific Index 2025.
A carreira do professor é marcada por significativas contribuições nas áreas de conversão termoquímica de biomassa, cogeração, energia solar térmica, usinas térmicas e análise de ciclo de vida de sistemas energéticos. Electo é docente titular no Instituto de Engenharia Mecânica da Unifei e possui um extenso currículo, com 186 artigos publicados, 15 livros e a orientação de 30 teses de doutorado e 70 de mestrado.
Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, Electo expressou sua satisfação com o reconhecimento, ressaltando que sua maior alegria é o sucesso dos alunos que orientou. "Eu tenho mais de 100 alunos formados de mestrado e doutorado que, para mim, é um prazer encontrar com eles e ver que eles cresceram na vida", afirmou o professor, destacando a importância do trabalho diário com alunos e colegas.