O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 28 de julho de 2025, que a produção industrial brasileira registrou uma variação positiva de 0,1% em junho, em comparação ao mês anterior, indicando uma leve estabilidade no setor. Segundo André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE, essa leve alta reflete os impactos da política monetária restritiva e a perda de fôlego da atividade industrial desde o segundo semestre de 2024.
No primeiro trimestre de 2025, a produção industrial já havia mostrado um crescimento de 0,2%, após uma queda de 0,1% no quarto trimestre de 2024. Apesar do crescimento de 0,6% em relação ao final de 2024, Macedo alerta que a intensidade da produção vem diminuindo, com quedas significativas de 1,2% nos meses de abril e maio.
Em junho, 17 das 25 atividades industriais apresentaram crescimento, com destaque para veículos automotores, que tiveram um aumento de 2,4%, após uma queda de 4% em maio. No entanto, na comparação com junho do ano anterior, o setor industrial enfrentou uma queda de 1,3%, com resultados negativos em duas das quatro grandes categorias econômicas e em 12 dos 25 ramos analisados.