A produção industrial brasileira registrou um crescimento de 0,1% em junho de 2023 em comparação a maio, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 1º de agosto. Apesar desse avanço mensal, a produção permanece 15,1% abaixo do pico alcançado em maio de 2011. Em relação ao nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, a produção industrial está 2% acima.
No acumulado do ano, a indústria brasileira apresentou uma alta de 1,2%, enquanto no acumulado em 12 meses, a elevação foi de 2,4%. Contudo, o índice de Média Móvel Trimestral da indústria mostrou uma queda de 0,4% em junho. Comparando com junho de 2022, a produção industrial recuou 1,3%, indicando um cenário desafiador para o setor.
O IBGE também revisou os dados da produção industrial dos meses anteriores, com a queda de maio ajustada de 0,5% para 0,6% e a de abril de 0,2% para 0,6%. Em contrapartida, o desempenho de março foi revisado para cima, passando de 1,2% para 1,6%. As revisões para fevereiro e janeiro também foram ajustadas para baixo, refletindo uma análise mais precisa do desempenho industrial até o momento.