A produção nacional de petróleo e gás no Brasil alcançou um recorde em junho de 2023, conforme divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira (1º). O total de produção foi de 4,900 milhões de barris de óleo equivalente por dia, englobando extrações do pré-sal, pós-sal e poços terrestres.
No que diz respeito ao petróleo, foram extraídos 3,757 milhões de barris por dia, representando um aumento de 2,1% em relação ao mês anterior e de 10,1% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Já a produção de gás natural atingiu 181.636 milhões de metros cúbicos por dia, com um crescimento de 5,4% em relação a maio e de 20,9% na comparação com junho de 2022.
O pré-sal também se destacou, registrando uma produção de 3,860 milhões de barris de óleo equivalente por dia, o que representa um crescimento de 1,5% em relação a maio e de 12,7% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Esses números refletem a crescente capacidade de produção do setor energético brasileiro, que continua a se expandir em um cenário de demanda crescente por energia.