A Prefeitura de Goiânia, através do Programa de Defesa do Consumidor (Procon Goiânia), divulgou nesta quinta-feira (31) os resultados de uma pesquisa que aponta oscilações de preços de até 299% em produtos para o Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto. O levantamento foi realizado entre os dias 28 e 29 de julho em 20 estabelecimentos comerciais da capital.
O cinto de couro foi o item com a maior variação, apresentando preços que variaram de R$ 18,00 a R$ 71,82. Outros produtos com discrepâncias significativas incluem a camisa social de manga curta, com variação de 189,65%, e a gravata, com oscilação de 187,38%. A pesquisa também destacou a camisa social de manga longa e o perfume Ferrari Black, que apresentaram variações de 98,37% e 83,40%, respectivamente.
Embora alguns itens tenham mostrado variações menores, entre 3,47% e 10,74%, como a caixa de som JBL Flip 6 e os tênis Adidas e Nike, o Procon Goiânia recomenda que os consumidores estejam atentos à qualidade e validade dos produtos. O órgão também enfatiza a importância de verificar as políticas de troca das lojas, especialmente no segmento de vestuário, e realizar testes em produtos eletrônicos antes da compra.
Além disso, o Procon alerta que os preços refletem uma fotografia do mercado em um momento específico e podem variar entre diferentes unidades da mesma rede. A pesquisa completa está disponível para consulta no site do Procon Goiânia.