A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou cerca de 1.400 aves silvestres em condições precárias de transporte na BR-040, em Sete Lagoas, Minas Gerais, nesta quarta-feira (data não especificada). Dois homens foram flagrados em uma Fiorino, onde as aves estavam empilhadas em gaiolas pequenas, sem acesso a água e alimento, e expostas a um som alto, o que causou estresse aos animais.
Durante a abordagem, os policiais perceberam o barulho vindo do compartimento de carga e, ao questionar o motorista, ele confirmou que transportava aves silvestres. A PRF informou que trinta aves foram encontradas mortas devido às condições de maus-tratos, enquanto as demais estavam debilitadas. Os autores da infração assinaram um Termo de Compromisso e foram liberados após a ocorrência.
As aves resgatadas foram imediatamente encaminhadas ao Centro de Animais Silvestres de Belo Horizonte, onde passarão por reabilitação e, se estiverem em condições, serão soltas em seu habitat natural. Os suspeitos alegaram que capturaram as aves em Montes Claros, no Norte de Minas, e tinham como destino Guarulhos, em São Paulo. O veículo utilizado no transporte foi apreendido e removido para o pátio do Detran em Sete Lagoas.