A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma significativa operação de combate ao tráfico de ouro ilegal, resultando na apreensão de mais de 140 kg do mineral em apenas 48 horas, nos estados de Roraima e Pará. Na quarta-feira (6), em Altamira (PA), a PRF interceptou um veículo Eclipse, onde foram encontrados cerca de 40 kg de ouro maciço, transportados por quatro pessoas, incluindo uma criança. A abordagem foi motivada por contradições nas informações prestadas pelos ocupantes, que tentavam disfarçar a situação como uma viagem familiar.
Além da apreensão em Altamira, na segunda-feira (4), a PRF deteve um motorista em Boa Vista (RR) com 103 kg de ouro em uma caminhonete Hilux. Ele estava acompanhado da esposa e de um bebê de nove meses. Ambos os casos evidenciam o uso do ouro como moeda de troca por organizações criminosas, especialmente em áreas afetadas pela degradação ambiental e garimpo ilegal.
As ações da PRF são parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS), implementado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa intensificar a presença do Estado na Amazônia Legal e combater crimes ambientais. Desde o início de 2023, a PRF reforçou sua atuação na região com a destinação de novas viaturas e a inclusão de mais de 500 policiais, visando coibir atividades ilícitas, como a extração ilegal de recursos naturais em terras indígenas.