Na segunda-feira, 4, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 103 quilos de ouro maciço em uma picape na BR-401, em Boa Vista, Roraima. A carga, avaliada em cerca de R$ 62 milhões, é considerada a maior já confiscada pela PRF no Brasil. A suspeita é de que o ouro tenha origem em Rondônia e estivesse sendo transportado para a Venezuela ou Guiana, possivelmente proveniente de garimpo ilegal.
Durante uma fiscalização na rodovia, os agentes abordaram uma caminhonete Hilux, conduzida por um homem de 30 anos, que estava acompanhado de sua esposa e um filho de nove meses. Inicialmente, foi encontrada apenas uma pequena quantidade de ouro, mas a inspeção foi aprofundada após a descoberta de modificações no veículo, resultando na localização de mais de cem barras do metal precioso em compartimentos ocultos.
O motorista foi preso e a carga foi encaminhada para a sede da Polícia Federal em Boa Vista, onde as investigações continuarão para determinar a origem, o destino e a propriedade do ouro. A PRF não divulgou o nome do proprietário da caminhonete, que não estava registrado em nome do motorista. Segundo o agente da PRF, Rodrigo Magno, a abordagem foi resultado de técnicas de patrulhamento e identificação de comportamentos suspeitos.