Jean Lima, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), pediu demissão do cargo em uma carta enviada ao ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, na manhã desta segunda-feira, 4 de dezembro. Lima ocupava a presidência da EBC há dois anos, tendo assumido o cargo após a demissão de Hélio Doyle, que ocorreu em outubro de 2023 após a divulgação de um post polêmico nas redes sociais.
A demissão de Jean Lima ocorre em um contexto em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) buscava manter uma postura neutra em relação ao conflito no Oriente Médio. Apesar da troca de ministros na Secom, Lima foi mantido no cargo após a chegada de Sidônio Palmeira em janeiro deste ano. A EBC ainda não anunciou quem será o novo presidente após a saída de Lima.
Jean Lima possui um currículo acadêmico robusto, sendo doutor em História Econômica e tendo exercido funções importantes em diversas instituições, como a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (Ipedf). Sua saída levanta questões sobre a continuidade das políticas de comunicação do governo federal.