O presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, anunciou que não participará da COP30, programada para novembro em Belém do Pará, devido aos altos custos da viagem. A informação foi divulgada na segunda-feira (4) pela emissora pública austríaca ORF, que citou o gabinete presidencial como fonte. Segundo o comunicado, a decisão foi tomada em função de uma necessidade de consolidação orçamentária que exige cortes de gastos em todos os órgãos públicos.
A Áustria será representada pelo ministro do Meio Ambiente, Norbert Totschnig, enquanto Van der Bellen expressou seu desejo de sucesso para a conferência climática. A alta dos preços de hospedagem em Belém gerou preocupações sobre a participação de delegações, levando a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, a classificar a situação como um "verdadeiro achaque". Ela destacou que os preços em Belém estão 10 a 15 vezes maiores do que o habitual, o que pode dificultar a presença de países vulneráveis.
Na semana passada, um grupo de 27 países enviou uma carta solicitando soluções para a questão da hospedagem. O governo brasileiro, no entanto, descartou a possibilidade de transferir a conferência para outra cidade. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-Pa) informou que quartos subsidiados pela ONU estão reservados para delegações de países menos favorecidos, enquanto o governo do Pará busca ampliar a oferta de hospedagem com novos empreendimentos em construção, como o Vila COP, que terá 405 leitos para delegados.