A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, na manhã desta quarta-feira (6), o projeto do BRT Metropolitano, que visa integrar a capital com os municípios da Baixada Fluminense. A proposta inclui a construção do Terminal Margaridas, localizado na interseção da Avenida Brasil com a Via Dutra, em Irajá, que servirá como ponto de conexão para o BRT Transbrasil.
As obras do Transbrasil, que foram retomadas em agosto do ano passado, contemplam a implantação de 26 quilômetros de vias que ligarão Deodoro, na Zona Oeste, à Rodoviária Novo Rio, no centro da cidade. Atualmente, os ônibus que fazem a ligação entre a Baixada e o Rio utilizam o Terminal Américo Fontenelle, na Central do Brasil, antes de chegarem à Rodoviária do Rio.
Segundo dados da Prefeitura, aproximadamente 60% dos trabalhadores da Baixada Fluminense atuam na capital. Durante a apresentação do projeto, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância da nova integração e mencionou a possibilidade de uma atualização no sistema de bilhetagem municipal, permitindo que moradores de Nova Iguaçu utilizem o Transbrasil para acessar áreas como Barra da Tijuca e Zona Oeste. O Terminal Margaridas está previsto para ser inaugurado no final do primeiro semestre de 2024.