A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, neste sábado (2), o Plano Estratégico 2025-2028, que estabelece 88 metas prioritárias a serem alcançadas até o final de 2028. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e do secretário de Planejamento, Eduardo Cavaliere, e visa traçar os principais compromissos da gestão municipal para os próximos quatro anos.
Entre as principais metas destacadas, a educação busca posicionar a cidade entre as cinco melhores capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais e entre as três melhores nos anos finais do Ensino Fundamental até 2027. Na área de segurança, o plano prevê a redução de crimes de rua em 30% e a implantação de uma Divisão de Elite da Guarda Municipal com 4.200 agentes até 2028.
O plano também abrange iniciativas em mobilidade, como a transição do BRT para o VLT, e revitalização de áreas urbanas, incluindo a Cidade Nova e o Sambódromo. Na saúde, destaca-se a oferta de tratamento com semaglutida para obesidade grave, visando reduzir o grau de obesidade em 70% dos pacientes até 2028. Além disso, a Prefeitura pretende atrair pelo menos oito novos megaeventos para a cidade até o final do período.
O Plano Estratégico inclui projetos como a Muralha Digital, que utilizará inteligência artificial para videomonitoramento, e a implantação de 48 novas cozinhas comunitárias, ampliando o programa Prato Feito Carioca. O objetivo é atender cerca de 28 mil pessoas diariamente, totalizando aproximadamente 7,4 milhões de refeições por ano a partir de 2028.