Diariamente, 30 agentes de trânsito estão empenhados para conscientizar pais e responsáveis sobre condutas que colocam crianças em risco
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), realiza ações educativas nas portas de escolas públicas e privadas da capital durante as duas primeiras semanas de agosto. A iniciativa tem como objetivo orientar pais, responsáveis e motoristas sobre comportamentos que comprometem a segurança no trânsito, especialmente nos horários de entrada e saída de alunos.
Ao todo, 30 agentes de trânsito atuam de forma orientativa nos arredores das instituições de ensino, com distribuição de materiais educativos e reforço da presença no entorno escolar. Durante as abordagens, agentes de trânsito e educadores conversam com condutores sobre cuidados necessários na região, como evitar paradas em fila dupla, respeitar a sinalização, manter a calma em momentos de maior fluxo e utilizar corretamente os dispositivos de retenção infantil.
De janeiro a julho deste ano, em Goiânia, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito registrou 1.974 autuações por parada em fila dupla, 267 por transporte de crianças sem cadeirinha e 70 por uso indevido do pisca-alerta fora de situações de emergência. Embora esses números não sejam específicos do entorno escolar, refletem condutas observadas nesses locais de forma recorrente, e que colocam em risco a integridade de crianças, pedestres e demais motoristas.
“Nosso foco é educar. Não queremos punir pais que estão, muitas vezes, apressados para deixar seus filhos. Mas é importante lembrar que o trânsito é um espaço coletivo e que atitudes impensadas podem causar acidentes graves, especialmente em áreas escolares”, afirma o titular da SET, Tarcísio Abreu.
Fotos: Divulgação/SET
Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) – Prefeitura de Goiânia