Ação desta quinta, 28, contou com apoio da GCM. Durante todo o mês, ações de conscientização, palestras e mobilizações reforçaram o enfrentamento à violência contra a mulher em diferentes regiões da cidade
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, encerrou nesta quinta-feira (28/08) a programação do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, no município. O ponto alto do encerramento foi a blitz educativa na Avenida Independência, no Setor Serra Dourada, que mobilizou a Guarda Civil Municipal de Aparecida, Guarda Mirim, a Patrulha Guardiã Maria da Penha e a SMTA.
Ao longo do mês, a Secretaria realizou uma série de atividades, como palestras em escolas, encontros em unidades de saúde, rodas de conversa em empresas e ações de orientação em órgãos públicos. Blitz educativas também ocorreram em pontos estratégicos da cidade, como Garavelo, Aparecida Shopping, Buriti Shopping e região leste, levando informação à população sobre os diferentes tipos de violência e os canais de denúncia disponíveis.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Carolina Araújo, destacou a importância da mobilização e o impacto positivo junto à comunidade.
“Estamos finalizando hoje o Agosto Lilás, depois de passar por vários pontos da cidade. Levamos informação a escolas, hospitais, creches e secretarias municipais, conscientizando sobre os tipos de violência e como denunciar. Foi muito positivo, pois vimos que tivemos um aumento no número de denúncias e também de mulheres que procuraram a secretaria em busca de orientação e encaminhamentos. Aqui em Aparecida, as mulheres sabem que não estão sozinhas, porque têm o apoio do prefeito Vilela, da primeira-dama Lana, da Secretaria da Mulher e de toda a rede de proteção”, afirmou.
O comandante da GCM, inspetor Milton Sobral, reforçou o papel da corporação no enfrentamento à violência contra a mulher. “Nos unimos à rede de proteção à mulher para conscientizar, principalmente os homens, de que nenhum tipo de violência pode ser tolerado. Reforçamos o que a secretária Carol disse, as mulheres em Aparecida não estão sozinhas: a Guarda Civil está ao lado delas. Pelo número 153, nossas equipes chegam rapidamente para prestar apoio em qualquer ponto da cidade.”
Já a inspetora Vandiza, da Patrulha Guardiã Maria da Penha, ressaltou o trabalho direto com as vítimas. “Hoje a Patrulha acompanha 450 mulheres em Aparecida, fazendo visitas e fiscalizando o cumprimento das medidas protetivas. Nosso papel é proteger, incentivar a denúncia e mostrar que elas podem contar com a rede de apoio.”
Mulheres em situação de violência podem procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), no setor Verga Jardim, ou acionar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153. A Secretaria da Mulher também oferece acolhimento e orientações pelo telefone 3545-4784.