O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou nesta segunda-feira (4) que o sistema de bilhetagem Jaé, que entrou em operação exclusiva no transporte público municipal, está funcionando bem, apesar de alguns 'problemas pontuais'. Paes fez a declaração durante entrevista ao programa Bom Dia Rio, onde destacou que desde as 5h da manhã acompanha as ocorrências no Centro de Operações Rio (COR).
De acordo com Paes, 76% das viagens estão sendo realizadas com o novo sistema, que já contabiliza mais de 3 milhões de embarques diários. No entanto, ele reconheceu que alguns usuários enfrentam dificuldades, como a situação de passageiros que receberam o cartão mas veem seu status como 'em produção' no aplicativo. O prefeito garantiu que os valores depositados não serão perdidos e incentivou o uso do aplicativo, que é considerado simples e acessível.
O sistema Jaé, que substitui o Riocard, passou a ser o único aceito em ônibus municipais, BRT, VLT, vans legalizadas e no metrô. No primeiro fim de semana de uso exclusivo, a cidade registrou cerca de 2 milhões de embarques, representando um aumento de 370% em comparação ao fim de semana anterior. A prefeitura informou que 3,3 milhões de cadastros foram feitos no sistema, com 1,37 milhão de cartões físicos já entregues.
Paes ressaltou que o Jaé proporciona maior transparência na gestão do transporte público, permitindo um controle mais eficiente do fluxo de passageiros e do dinheiro circulante, em comparação com a antiga gestão do Riocard. Para quem ainda não possui o cartão, a opção de pagamento via QR Code está disponível no aplicativo, que pode ser baixado em dispositivos iOS e Android.