O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou neste sábado (2) que a cidade pretende regularizar mais de 100 mil imóveis até 2028. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega de 705 títulos de regularização fundiária no bairro Campo Limpo, localizado na Zona Sul da capital. Este número representa menos de um terço do déficit habitacional da cidade, que atualmente é de 369 mil domicílios.
Os títulos de regularização fundiária são documentos que oficializam a posse de terrenos, garantindo aos moradores o direito à propriedade e a segurança jurídica de suas residências. A Prefeitura de São Paulo informou que, sob a atual gestão, já foram entregues mais de 12.400 unidades habitacionais e que estão em andamento projetos para a construção de outras 68 mil.
Além disso, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação está desenvolvendo um plano de urbanização e habitação para os próximos 15 anos, que inclui um levantamento atualizado do déficit habitacional na região. Desde 2023, o governo estadual já entregou mais de 63 mil moradias e está em processo de construção de outras 108 mil, com a previsão de regularização de quase 130 mil imóveis e melhorias em cerca de 12 mil residências.