Na manhã desta segunda-feira (4/8), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, deu início ao segundo semestre letivo da Rede Municipal de Educação durante um evento na Escola Municipal Professora Dalísia Elizabeth Martins Doles, no Setor Goiânia 2. A abertura foi marcada pelo lançamento da Operação Zera Fila, que visa reduzir o déficit histórico de vagas na educação, além de ações voltadas à segurança viária e educação empreendedora em parceria com o Sebrae.
Mabel destacou que cerca de 120 mil estudantes estão matriculados nas 372 unidades educacionais da capital e anunciou um mutirão nos dias 8 e 9 de agosto para oferecer mais vagas. "Depois da organização do primeiro semestre, conseguimos colocar quase 8 mil crianças em creches", afirmou o prefeito, ressaltando a importância do apoio dos pais no processo de matrícula.
A secretária municipal de Educação, Gisele Faria, afirmou que a Rede Municipal se preparou para receber os alunos, implementando um trabalho de recomposição das aprendizagens, especialmente para aqueles com dificuldades em leitura e escrita. Em 2025, a gestão municipal investiu R$ 89 milhões em escolas e Cmeis, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e a qualidade do ensino.
A estudante Emanuelly Ribeiro, do 8º ano, elogiou as reformas nas escolas e o compromisso da gestão com a educação. "As melhorias não são apenas estruturais, mas refletem a importância de um ambiente seguro e digno para o aprendizado", concluiu. O prefeito reafirmou o compromisso de transformar todas as unidades em tempo integral gradualmente, visando atender melhor os alunos da Rede Municipal de Ensino.