Neste fim de semana do Dia do Trabalho, praias da Costa Leste dos Estados Unidos enfrentam avisos de ‘contaminação fecal’, devido a altos níveis de bactérias que podem causar doenças. As advertências afetam áreas costeiras de Maine a Flórida, com algumas das praias mais populares, como Keyes Memorial Beach em Hyannis, Massachusetts, e Benjamin’s Beach em Bay Shore, Nova York, fechadas temporariamente. Um relatório da Environment America revelou que os níveis de bactérias fecais superaram os padrões estabelecidos pela EPA, alertando para os riscos à saúde dos banhistas.
John Rumpler, diretor de água limpa da Environment America, atribui a contaminação a sistemas de esgoto envelhecidos. Ele enfatiza a importância dessas praias como um recurso compartilhado para as famílias e a necessidade de investimentos para evitar que resíduos humanos contaminem as águas onde as pessoas nadam. Apesar das advertências, muitos banhistas, como o aposentado Yaromyr Oryshkevych, demonstram despreocupação e acreditam que as correntes naturais do oceano resolverão os problemas de contaminação.
Na Carolina do Norte, cinco praias estavam sob aviso no final de agosto devido a níveis elevados de bactérias fecais. Embora as praias estejam abertas, nadadores foram alertados sobre os riscos potenciais. Erin Bryan-Millush, supervisora do programa ambiental do Departamento de Qualidade Ambiental da Carolina do Norte, destacou que chuvas fortes, como as causadas pelo recente furacão Erin, agravam a situação ao levar poluentes para as praias. A saúde dos banhistas pode ser comprometida, especialmente aqueles com sistema imunológico comprometido.

