A Praça dos Três Poderes em Brasília se prepara para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, agendado para a próxima terça-feira, 2 de setembro de 2025. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) anunciou um esquema especial de segurança que incluirá o uso de drones com capacidade de imagem térmica, além de um policiamento ostensivo ampliado. O objetivo é garantir a ordem durante o julgamento e o desfile cívico-militar programado para o dia 7 de setembro.
O plano de segurança prevê varreduras diurnas e noturnas, além da realização de abordagens e revistas em mochilas em situações suspeitas, em cumprimento a uma decisão do STF que proíbe acampamentos na área. A SSP-DF também instalará uma Célula Presencial Integrada de Inteligência na sede da secretaria, reunindo órgãos de segurança locais e nacionais para otimizar o compartilhamento de informações e ações preventivas, como o monitoramento de redes sociais.
Até o momento, segundo informações do governo do Distrito Federal, não há indícios de manifestações relacionadas ao julgamento. Para o desfile do 7 de setembro, a Esplanada dos Ministérios será interditada em horários específicos, e o acesso ao público será controlado, com proibição de itens como armas e mochilas grandes. A segurança será uma prioridade para garantir a tranquilidade durante os eventos.