O Porto de Santos alcançou um marco histórico em julho de 2025, ao movimentar 534,7 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner), representando um crescimento de 8,5% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Este aumento é atribuído, em parte, ao impacto do anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que elevou a alíquota de importação para produtos brasileiros a 50%, medida que entrou em vigor no início de agosto.
Além disso, o acumulado do ano mostra que o porto movimentou 3,3 milhões TEU, com um crescimento total de 7,9% nos primeiros sete meses de 2025. O Porto de Itajaí, também sob a administração da Autoridade Portuária de Santos, acompanhou essa tendência com um aumento de 29,3% nas exportações em julho. O complexo de soja se destacou com 4,6 milhões de toneladas embarcadas, refletindo um crescimento significativo de 39,3% em relação ao ano anterior.
As implicações desse desempenho são notáveis para o comércio exterior brasileiro, com o Porto de Santos movimentando um total histórico de 17,4 milhões de toneladas em julho. A China permanece como o principal parceiro comercial do Brasil, respondendo por 30,3% das transações realizadas no porto. Este cenário ressalta a importância estratégica do Porto de Santos na dinâmica econômica do país e os desafios que podem surgir com as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos.