O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) anunciou a abertura de 100 vagas para um casamento coletivo em Porto Acre, no interior do estado. As inscrições ocorrerão entre os dias 1º e 3 de setembro, das 8h às 15h, no cartório extrajudicial da cidade, e a cerimônia está marcada para o dia 17 de setembro, às 16h, na Escola Estadual Jader Saraiva Machado. A iniciativa é voltada para casais que não têm condições financeiras de arcar com os custos do casamento civil, como taxas cartoriais.
Os casais interessados devem apresentar uma lista específica de documentos, incluindo comprovante de endereço, RG e CPF, além de certidões de nascimento ou casamento, dependendo da situação civil. O TJ-AC destaca que todos os documentos devem estar atualizados, com emissão nos últimos seis meses. A coordenadora de Apoio aos Projetos Sociais do TJ-AC, Isnailda Silva, ressaltou que o casamento coletivo faz parte do Projeto Cidadão, que também oferecerá diversos serviços à população durante o evento.
Além da regularização matrimonial, o Projeto Cidadão disponibilizará serviços como assistência social e palestras sobre violência doméstica e gravidez na adolescência. Haverá ainda a entrega de vestuário social para mulheres em situação de vulnerabilidade e ações voltadas às produtoras rurais em parceria com o Incra. O projeto conta com a colaboração de várias instituições públicas, incluindo a Defensoria Pública e o Ministério Público do Acre.