Uma operação conjunta das polícias do Distrito Federal e de Minas Gerais resultou na apreensão de mais de 4 mil frascos de cetamina, um anestésico utilizado em humanos e animais, nesta quarta-feira (6). A ação, batizada de Operação Nêmesis, investigou fraudes em receitas veterinárias que permitiram a compra em grande escala do medicamento, que seria desviado para o mercado ilegal.
As investigações começaram após a prisão de um empresário em Brasília, acusado de vender cetamina de forma ilegal. A partir dessa prisão, os agentes descobriram fornecedores localizados em Minas Gerais. A quantidade apreendida é suficiente para anestesiar aproximadamente 80 mil cães, 100 mil gatos ou 4 mil cavalos, segundo estimativas da polícia.
Durante a operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em clínicas veterinárias, lojas de produtos agropecuários e residências de suspeitos em quatro cidades: Belo Horizonte, Betim, Perdões e Valparaíso de Goiás. Embora não tenham sido registradas prisões até o momento, documentos, celulares e computadores também foram apreendidos.
A cetamina, além de seu uso veterinário, é frequentemente utilizada de forma ilegal como droga recreativa, apresentando riscos significativos à saúde, como crises de pânico e problemas cardiovasculares. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no esquema de desvio e venda da substância.