Na terça-feira (5), agentes da Delegacia do Meio Ambiente do Rio de Janeiro realizaram uma operação que resultou no resgate de 90 aves silvestres e na prisão de dois homens envolvidos no tráfico de animais. A ação ocorreu na descida da Serra de Petrópolis, na região serrana do estado, em colaboração com as polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal.
As investigações indicaram que os suspeitos, que saíram de Minas Gerais, tinham como destino Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde planejavam vender as aves da espécie trinca-ferro em uma feira livre. Durante a abordagem, os pássaros foram encontrados em caixas de papelão inadequadas, evidenciando maus-tratos. As aves apreendidas serão encaminhadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Os dois homens foram autuados em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, associação criminosa e maus-tratos a animais. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no esquema. O tráfico de animais silvestres é uma atividade ilícita que movimenta entre US$ 10 e US$ 20 bilhões anualmente no mundo, com o Brasil sendo um dos principais países afetados, com cerca de 38 milhões de animais retirados do país a cada ano.