A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (21), a segunda fase da Operação Oasis 14, cumprindo 54 mandados de prisão e busca em oito cidades do Rio de Janeiro e na capital paulista. A ação, que mobiliza cerca de 140 policiais federais, tem como alvo fraudes contra o sistema financeiro nacional e programas sociais, em colaboração com a Caixa Econômica Federal. Durante as buscas em São Pedro da Aldeia (RJ), um suspeito foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
As investigações, iniciadas em maio de 2024, revelaram a atuação de uma organização criminosa que gerenciava mais de 330 empresas de fachada. Funcionários da Caixa e de instituições financeiras privadas estariam diretamente envolvidos no esquema, que utilizava documentos falsos e pessoas de baixa renda como “laranjas”. O grupo simulava movimentações financeiras e realizava a abertura de contas e contratação de empréstimos fraudulentos.
O cruzamento de dados realizado com a Caixa identificou cerca de 200 operações de crédito fraudulentas, resultando em um prejuízo de R$ 33 milhões à instituição. No total, as perdas ao sistema financeiro nacional são estimadas em R$ 110 milhões. Os investigados enfrentarão acusações por organização criminosa, estelionato qualificado, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro.