Neste domingo, 24, a Polícia Federal (PF) deflagrou a ‘Operação Boulanger 2’ com o objetivo de combater crimes como trabalho análogo à escravidão, homicídios de garimpeiros e tráfico de drogas. A operação foi desencadeada após denúncias sobre uma invasão armada em um garimpo na Guiana Francesa, realizada por brasileiros com base em Oiapoque. Durante a ação, um integrante da organização criminosa foi preso em flagrante com uma pistola e 1,1 kg de ouro, além de outros materiais.
As investigações começaram a partir de relatos em grupos de mensagens locais e resultaram na identificação de vários membros da facção. Na primeira fase da operação, cinco integrantes foram capturados, e um novo suspeito foi identificado como responsável pelo suporte logístico do grupo, incluindo o transporte de armas e drogas entre o Brasil e garimpos ilegais. O homem preso poderá responder por crimes graves, como participação em organização criminosa e posse ilegal de arma de fogo.
A operação destaca a crescente preocupação com a segurança nas áreas de garimpo e a atuação de organizações criminosas que exploram recursos naturais de forma ilegal. A PF continua suas investigações para desmantelar essa rede criminosa, que representa um desafio significativo para as autoridades locais e federais no combate ao crime organizado na região.