A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (6) uma operação contra uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. A ação resultou em cinco prisões preventivas e 18 mandados de busca e apreensão em diversos estados, incluindo Goiás, Paraná, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, São Paulo e no Distrito Federal.
Além das prisões, a PF bloqueou contas bancárias de suspeitos e empresas ligadas ao esquema, além de determinar a quebra de sigilos financeiros, bancários e fiscais dos investigados. As investigações indicam que a organização transportava drogas da Bolívia e do Peru em veículos de passeio, com distribuição para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e regiões do Nordeste, com logística centralizada em Mato Grosso.
A operação mobilizou 70 policiais federais e contou com o apoio da Força Tática da Polícia Militar de Mato Grosso. O grupo criminoso utilizava laranjas e contava com uma rede de transportadores e distribuidores regionais para facilitar suas atividades ilícitas.