A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira, 6, a Operação Venalis, visando desarticular um grupo criminoso envolvido no tráfico internacional de drogas. As ações ocorreram em diversas localidades, incluindo Barra do Garças (MT), onde foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão em estados como Goiás, São Paulo, e Ceará.
As investigações revelaram que o grupo utilizava veículos de passeio para transportar entorpecentes provenientes da Bolívia e do Peru. A droga era redistribuída para várias regiões do Brasil, incluindo o Centro-Oeste e o Nordeste, com o Mato Grosso servindo como ponto de partida para a entrega.
Além das prisões, a Justiça determinou o bloqueio de valores em contas bancárias de membros do grupo e a quebra de sigilos financeiros, bancários e fiscais. Os suspeitos desempenhavam diferentes papéis na organização criminosa, atuando como laranjas, transportadores e intermediários na distribuição dos entorpecentes.
Os nomes dos investigados não foram divulgados, e até o momento, não foi possível localizar a defesa dos envolvidos. A Operação Venalis representa um esforço significativo da PF no combate ao tráfico de drogas no país.