Na tarde de sexta-feira, 22 de agosto, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) prendeu Evenilson de Oliveira Ferreira, conhecido como ‘Mistério’, em uma operação coordenada pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Coari, a 363 km de Manaus. Ele é apontado como o principal líder do tráfico de drogas na região e representante do Primeiro Comando da Capital (PCC). Durante a ação, que contou com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foram apreendidos 4,5 kg de pasta-base de cocaína, uma pistola calibre 9mm e outros materiais ilegais.
Mistério foi encontrado em uma base fortificada no bairro Urucu, acompanhado por três mulheres e um pistoleiro. Além dele, Ryan Cabral de Souza, de 21 anos, também foi preso e é considerado foragido por homicídio. A operação, batizada de Tentáculos, revela a persistência da violência ligada ao tráfico na região e o controle que Mistério exercia sobre as atividades criminosas em Coari.
A prisão remete a um dos episódios mais violentos do interior do Amazonas, quando, em 2017, Mistério encomendou a morte do cantor Melvino de Jesus Júnior durante um show. O crime, que teve como alvo um traficante rival, resultou na execução do artista em frente ao público. Apesar da prisão anterior e do processo judicial, Mistério havia retomado o controle do tráfico na área, evidenciando os desafios contínuos enfrentados pelas autoridades no combate ao crime organizado.