No último sábado, 16 de agosto, a Polícia Civil de Goiás prendeu José Endo Alves de Oliveira, de 46 anos, apontado como mandante de uma chacina que deixou oito mortos em um garimpo na divisa entre os estados do Amapá e Pará. A operação ocorreu em Samambaia, no Distrito Federal, e resultou também na prisão de um segundo suspeito. As equipes envolvidas incluíram o Grupo Antissequestro e a Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios, que colaboraram com a Polícia Civil do Amapá.
As investigações indicam que os garimpeiros foram atacados enquanto negociavam terras em uma área de garimpo ilegal. Inicialmente, acreditava-se que eles foram confundidos com assaltantes que haviam roubado ouro na região dias antes. Os corpos das vítimas foram encontrados em diferentes locais da mata e do rio Jari, e duas caminhonetes pertencentes a eles foram incendiadas pelos suspeitos.
Com a prisão de José Endo, que agora ficará sob custódia judicial, as autoridades esperam avançar nas investigações e esclarecer os detalhes da chacina. O caso destaca a violência associada ao garimpo ilegal na região e a necessidade de ações mais eficazes para combater esse tipo de crime.