A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (2) a operação ‘Lex Falsa’, com o objetivo de desarticular uma quadrilha que se passava por advogados em Santa Catarina para aplicar golpes. A ação, que ocorre em seis estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, cumpre 27 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão. Os alvos da operação são tanto pessoas físicas quanto jurídicas que utilizavam identidades de advogados para enganar vítimas com documentos verdadeiros ou falsificados.
De acordo com a Polícia Civil catarinense, os golpistas solicitavam dinheiro das vítimas sob a promessa de liberar valores de supostos processos judiciais. No Rio de Janeiro, os mandados estão sendo cumpridos em locais como Ilha do Governador, Cabo Frio e Campos dos Goytacazes. Até as 7h30, três suspeitos foram presos no estado, e a operação é coordenada pela delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville, em colaboração com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
As implicações dessa operação são significativas, pois visam coibir práticas fraudulentas que afetam a confiança da população no sistema jurídico. A ação também destaca a importância da colaboração entre diferentes instituições para combater o crime organizado. Com o cumprimento dos mandados expedidos pelo Judiciário catarinense, espera-se que mais envolvidos sejam responsabilizados e que as vítimas possam recuperar seus valores.