Na manhã desta quinta-feira (21), a Polícia Civil do Ceará deflagrou uma operação para capturar membros do Comando Vermelho, resultando na prisão de ao menos 18 pessoas em cidades como Iguatu e Fortaleza. A ação visa cumprir um total de 42 mandados de prisão e 45 de busca e apreensão, com foco na desarticulação da facção criminosa que atua no estado. Entre os alvos estão comerciantes investigados por lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
A operação é resultado de um trabalho investigativo aprofundado após a prisão de Thiago Oliveira Valentim, conhecido como ‘Fumaça’, líder da facção em Iguatu. A partir da apreensão de celulares do criminoso, os agentes conseguiram mapear a rede criminosa, identificando seus integrantes e suas funções. A polícia destacou que a organização impunha seu poder por meio da violência e controle territorial, chegando a determinar quem poderia residir em áreas específicas da cidade.
As investigações também revelaram as conexões internacionais do grupo, com um dos alvos, Francisco Willams da Silva, responsável pela remessa de cocaína do Paraguai para o Ceará. Will foi executado em julho deste ano em Mato Grosso do Sul, e sua companheira, Camila Barros Barboza, também alvo da operação, foi morta na mesma ocasião. A execução pode estar relacionada a disputas pelo controle do tráfico internacional de drogas na fronteira.