A Polícia Civil de Goiás (PCGO) prendeu no domingo (24), em Pirapora, Minas Gerais, quatro membros de uma família envolvidos em um esquema milionário de desvio e receptação de cargas. Entre os detidos está José Leonardo Ferreira Borges, apontado como líder do grupo e foragido desde a Operação Depositário Infiel, deflagrada em julho. A ação da PCGO já resultou na prisão de 15 pessoas ao longo da investigação, que revelou um esquema sofisticado e com grande impacto econômico.
As investigações, que duraram quase três anos, desvelaram um modus operandi complexo: motoristas eram aliciados para desviar produtos e boletins de ocorrência falsos eram registrados para acionar seguros fraudulentamente. As cargas eram adquiridas por cerca de 60% do valor da nota fiscal e armazenadas em galpões para simular legalidade antes de serem revendidas. Os lucros eram lavados através de transferências em contas de familiares e investimentos em imóveis.
Além do desvio de cargas, a quadrilha tinha ligações com o tráfico de drogas, sendo flagrados transportando grandes carregamentos ilícitos, incluindo cocaína e maconha. O líder da organização utilizava sua experiência em sinistros para manipular processos e garantir ganhos indevidos. O histórico criminal de um dos principais alvos inclui passagens por roubo qualificado e estelionato.