Na manhã desta quinta-feira (7), a Polícia Civil do Pará lançou a segunda fase da operação "Rede Segura", com o objetivo de combater crimes contra crianças e adolescentes no ambiente virtual. A ação, coordenada pela Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meios Cibernéticos (DCCV), visa a repressão ao armazenamento e disseminação de material de abuso sexual infantojuvenil.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nos bairros Curió-Utinga, Umarizal e Sacramenta, em Belém. Em uma das ações, um homem foi preso em flagrante após a polícia encontrar vídeos pornográficos envolvendo menores em seu celular. A delegada Lua Figueiredo, responsável pela DCCV, informou que além do celular, foram apreendidos outros dispositivos de armazenamento, que passarão por análise técnica.
A operação conta com o apoio da Polícia Científica do Estado do Pará (PCEPA), que realizará a perícia nos materiais apreendidos. Os laudos obtidos serão fundamentais para o aprofundamento das investigações e responsabilização dos envolvidos. A DCCV, vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), reafirma seu compromisso em combater a impunidade em casos de crimes sexuais contra menores na internet.
A população é incentivada a colaborar com informações sobre casos de abuso sexual infantojuvenil, que podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp da assistente virtual Iara. A operação "Rede Segura" continua em andamento, com novas diligências programadas.