A Polícia Civil do Ceará desmantelou uma estrutura interna de ‘Recursos Humanos’ de uma facção criminosa, onde os integrantes mantinham um cadastro detalhado por meio de ‘currículos’. A descoberta facilitou a identificação dos membros e culminou na Operação Nocaute V, realizada na manhã de quarta-feira (20), que resultou no cumprimento de 88 mandados de prisão em diversos estados, incluindo Piauí, Maranhão e o Distrito Federal.
O delegado Thiago Salgado, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), explicou que os criminosos eram obrigados a apresentar fichas contendo informações pessoais, como nome, foto e função dentro da facção. Essa documentação ajudou a polícia a mapear as atividades ilícitas dos membros, que eram identificados por seus ‘vulgos’ e vínculos dentro da organização.
As ações policiais não apenas resultaram na prisão de 88 pessoas, mas também na apreensão de armas, munições e drogas, além do bloqueio de até R$ 13 milhões das contas dos investigados. O desmantelamento dessa estrutura pode ter implicações significativas para a operação da facção criminosa no Ceará e em outros estados envolvidos.