A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira, 6, a Operação Mensa Ficta, visando desarticular uma associação criminosa especializada em estelionatos envolvendo veículos de luxo. O grupo, que atuava em Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais, é acusado de causar prejuízos milionários por meio de fraudes eletrônicas. Seis mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão foram cumpridos em cidades como Ituiutaba (MG), Joinville e Chapecó (SC), e Pires do Rio (GO).
Durante a operação, a polícia bloqueou R$ 1 milhão das contas dos investigados e apreendeu dinheiro em espécie, joias, cartões de crédito e documentos. O número total de presos e a identidade dos envolvidos ainda não foram divulgados, impossibilitando a localização de suas defesas legais até o momento.
A ação foi coordenada pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), com o apoio do Grupo de Repressão a Estelionato e outras Fraudes (Gref) e das Polícias Civis de Santa Catarina e Minas Gerais. Os suspeitos poderão responder por crimes como fraude, estelionato e lavagem de dinheiro, conforme informações da polícia.