A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) desarticulou um esquema de falsificação de cervejas em Cambará, no norte do estado, nesta quarta-feira (6). Durante a operação, sete pessoas foram presas em flagrante e poderão responder por crimes de fraude na comercialização de produtos e organização criminosa. A investigação revelou que o grupo adulterava rótulos de cervejas, substituindo marcas de menor valor por rótulos de marcas renomadas.
Cerca de 22.300 garrafas de cerveja foram apreendidas, além de tampas e rótulos falsificados. A polícia constatou que as garrafas, adquiridas por R$ 1,20, eram revendidas com preços que chegavam a R$ 8,00 após a adulteração. A operação foi desencadeada após um policial civil notar movimentação suspeita no barracão, que estava em funcionamento desde novembro de 2024.
De acordo com a delegada Renata Cintra, a maioria dos envolvidos no esquema era oriunda de Tocantins e Goiás. A investigação apontou que caminhões de Londrina transportavam as garrafas para Cambará, onde ocorriam as adulterações, antes de serem distribuídas para Minas Gerais e São Paulo. A polícia investiga ainda a possibilidade de que estabelecimentos que compraram as cervejas falsificadas tivessem conhecimento da origem ilícita dos produtos.